História da marca

HISTÓRIA DA MARCA

1907

AQUELES JOVENS AUDAZES NAS SUAS MÁQUINAS VOADORAS

A história da MV Agusta começou em 1907 quando o conde Giovani Agusta, um aristocrata siciliano com uma paixão por máquinas voadoras, fundou a empresa aeronáutica Agusta Palermo.
Bem cedo se mudou para Cascina Costa, no Norte da Itália. No início, Agusta concentrou-se na manutenção de aviões de outros fabricantes.
Com o início da Primeira Guerra Mundial, passou a produzir os seus próprios modelos para “Regia Aeronautica”, a Força Aérea Real Italiana.

1927

DO CÉU AO ASFALTO

O Conde Giovanni morreu em 1927 e a sua viúva, a Condessa Giuseppina, e o filho Domenico o sucederam no controle do negócio de família, expandindo e consolidando a sua posição na indústria.
Após a guerra, a indústria aeronáutica tinha diminuído drasticamente, e Domenico Agusta decidiu diversificar a sua produção na área das motos, mas a produção de aviões não foi abandonada. Voltou a disparar durante a Segunda Guerra Mundial, mas as motos tinham entrado definitivamente no ADN da empresa.

1945

NASCIMENTO DE UMA LENDA: A PRIMEIRA MOTO MV AGUSTA

Como consequência da guerra, a fabricação de aeronaves foi proibida na Itália, foi então que a família Agusta se concentrou nos motociclos, criando a marca MV “Meccanique Verghera” em 1945.
A primeira moto da marca MV Agusta foi oficialmente lançada no outono do mesmo ano.
Ficou para a história como a “MV 98”. Em 1947, o lendário piloto Franco Bertoni pilotou-a na primeira vitória da MV Agusta, numa pista de corridas em Carate Brianza, perto de Milão.

1947

ADN DE CORRIDAS

A vitória de Bertoni na MV Agusta marcou o início de uma série de vitórias da empresa que durou décadas. A empresa sempre buscou inovações tecnológicas e essa abordagem pioneira refletiu nas motos, que eram reconhecidas por sua vanguarda. As vitórias nas corridas impulsionaram as vendas dos modelos de estrada e, além da paixão pessoal de Domenico pelo mundo das corridas, ele tinha motivos adicionais para investir nas melhores máquinas e pilotos qualificados. Em 1951, Leslie Graham, um ex-piloto da RAF, foi contratado para pilotar a MV 125 de duas câmaras e obteve a primeira vitória da marca em 30 de setembro de 1951, em Thruxton, Inglaterra.

1955

DE VOLTA AO AR COM HELICÓPTEROS

Em 1955, com uma jogada ousada, a família Agusta decidiu regressar ao seu velho amor por máquinas voadoras e adquiriu a licença de produção da Bell Helicopters, dando assim luz aos helicópteros Agusta, que são hoje uma das mais importantes joias estatais da indústria de defesa de Itália.

1956

ENTRETANTO, NA PISTA DE CORRIDA…

Domenico não tinha ainda abandonado a sua paixão pelas duas rodas e, em 1956, contratou outra lenda das pistas de corrida, Carlo Ubbiali. Apelidado de “O chinês voador” devido à sua aparência, ele era, na verdade, genuinamente italiano.
Ubbiali ganhou cinco campeonatos do mundo na categoria de 125 cc e dois na 250. Foi também três vezes campeão da Itália na classe de 125 e ganhou duas vezes na de 250.

1960

A ESTRATÉGIA VENCEDORA DA INOVAÇÃO

A paixão da família Agusta pela aviação foi claramente demonstrada nas suas motos, que conferia a elas uma alma de corrida intensa, e o seu domínio nas pistas mundiais era inquestionável.
No entanto, a produção de automóveis em massa, no fim dos anos 50 e início dos anos 60, causou uma queda acentuada nas vendas de motos. Mas a família Agusta decidiu oferecer modelos ainda mais inovadores que atraíssem os verdadeiros entusiastas de motos. A estratégia deu frutos, graças aos ininterruptos sucessos de corrida da MV.

1961

CONDUZIR COMO UM SAPO

Em 1961, para apoiar essa estratégia, surgiu outro herói das corridas, garantindo a continuidade do domínio da MV Agusta. Mike Hailwood foi um dos maiores pilotos de todos os tempos.
Inventou a posição de condução “estilo sapo”, com os joelhos virados para fora. Foi vencedor do Tourist Trophy de 1965 com uma 500 cc de 4 cilindros e as cores da MV Agusta, pouco antes da ascensão do mais aclamado campeão da história do motociclismo, Giacomo Agostini.

1965

MV AGUSTA E AGOSTINI

O ano de 1965 marcou o início do que provavelmente foi a combinação mais celebrada da história nas corridas de motociclismo: a de Giacomo Agostini e o motor de três cilindros em linha MV.
Em sua carreira, “Ago” ganhou 311 corridas. Venceu 13 campeonatos mundiais e 18 títulos italianos, fazendo a sua vitoriosa “chamada de palco” com a marca em 1976 em Nürburgring, cinco anos após a morte do Conde Domenico, no auge da glória da sua carreira e da empresa.

1977

A RAINHA ADORMECIDA

Para suceder Agostini, a Agusta chamou Phil Read, conhecido como o “Piloto Cavalheiro”, por aparecer nas pistas num Rolls Royce branco. Foi considerado seu sucessor natural.
Ganhou seis campeonatos do mundo, um deles com as cores da MV Agusta. O seu reinado durou apenas um ano depois da última corrida de Agostini. O irmão de Domenico, Corrado, assumiu a liderança. Em 1973, vendeu uma participação de controle do negócio de família à EFIM, um conglomerado detido pelo estado que, em 1977, decidiu fazer uma pausa na parte de motociclismo do negócio, após ganhar 37 campeonatos do mundo e produzir 260.000 motos.

1992

UM NOVO INÍCIO NAS MARGENS DO LAGO DE VARESE

Em 1992, a marca comercial adormecida MV Agusta foi adquirida pela Cagiva de Claudio Castiglioni, um aclamado fabricante de motos de pista e de enduro, com empresa sediada em Schiranna, nas margens do lago de Varese.
A jogada deu frutos imediatamente, já que a enorme popularidade da MV Agusta, junto dos entusiastas do motociclismo, tinha permanecido intacta. Foram concebidos e produzidos novos modelos e, acima de tudo, o espírito pioneiro da MV Agusta e o amor pelo design e tecnologia de ponta foram mantidos como um dos valores mais importantes e fundamentais da marca

2017

A LENDA CONTINUA

Em 2017, a ComSar Invest sediada em Luxemburgo, presidida pelo empreendedor russo Timur Sardarov, tornou-se acionista da MV Agusta e foi aumentando gradualmente a sua posição patrimonial na empresa, começando por obter uma participação de controle e depois a sua posse total em 2019.
Timur Sardarov tornou-se CEO da MV Agusta Motor S.p.A. Hoje, as constantes injeções de capital e investimentos, bem como a equipe de gestão renovada, colocaram a MV Agusta num percurso de crescimento estável. A digitalização está também no topo da agenda, como o reforço sistemático da rede de concessionários e da assistência pós-venda, para permitir a experiência de condução mais ampla, única e excitante aos pilotos da próxima geração.

2022

A MV AGUSTA BRASIL

A MV Agusta Brasil é representada pelo Grupo Lelis Motosport, um dos maiores grupos de concessionárias de motocicletas da América Latina, que também representa outras marcas premium, como a italiana Ducati e a Royal Enfield. O Grupo Lelis MotoSport, situado em Campinas (SP), é o local onde os motociclistas brasileiros podem conferir de perto todos os modelos da marca, tecnologia avançada, desempenho excepcional e designs personalizados, atributos que tornam a MV Agusta uma marca única e desejada pelos motociclistas de todo o mundo.

2023

NOVO SITE MV AGUSTA BRASIL

Lançamento do nosso novo site MV Agusta Brasil, trazendo toda essa experiência para o mundo digital. Com uma interface intuitiva e informações detalhadas, o site permite que os motociclistas brasileiros descubram os modelos mais recentes da MV Agusta, explorem suas características e comparem opções. Além disso, fornecemos acesso a especificações técnicas, detalhes de desempenho e opções de personalização para que os motociclistas possam encontrar a moto perfeita para suas necessidades e preferências.

MV AGUSTA 
BRASIL

A MV Agusta Brasil é representada pelo Grupo Lelis Motosport, um dos maiores grupos de concessionárias de motocicletas da América Latina, que também representa outras marcas premium, como a italiana Ducati e a Royal Enfield.

BRUTALE

A Brutale conquistou um sucesso imediato e duradouro ao longo de duas décadas. Sua aparência agressiva e hostil continua a cativar os entusiastas de motocicletas, tornando-a uma verdadeira referência no mundo das duas rodas.

DRAGSTER

A Dragster representa um estilo de vida único, envolvendo aqueles que a escolhem em uma experiência incomparável. Seu caráter distintivo e sua presença marcante a tornam uma verdadeira expressão de liberdade e paixão pelo motociclismo.

F3

A F3 é uma máquina inovadora que oferece uma experiência única e incomparável aos entusiastas de motocicletas. Prepare-se para vivenciar a perfeita harmonia entre desempenho de alto nível em cada curva.

RUSH

Rush oferece uma verdadeira emoção de condução, mantendo o máximo de segurança graças à sua eletrônica de última geração. Você poderá desfrutar de toda a potência e velocidade sem comprometer a sua segurança.

SUPERVELOCE

A Superveloce é uma obra-prima do design que encontra inspiração no glorioso legado de corridas da MV Agusta. Cada detalhe foi meticulosamente projetado para capturar a essência do estilo clássico e incorporar tecnologia de ponta.

TURISMO VELOCE

A Turismo Veloce foi projetada para proporcionar arranques de tirar o fôlego e uma experiência emocionante nas estradas. Prepare-se para sentir a adrenalina correr nas veias incorporando um desempenho excepcional e uma personalidade única.